Cilho: Ontem, Hoje, Amanhã

Curitiba 2005, um grupo desponta no cenário curitibano e começa a fazer barulho no rap local. Nome desse grupo? Agamenom!

Formado por Bigue, Cadélis, Cilho e Karol Conká, o grupo teve grande repercussão no cenário do hip hop curitibano nos anos de 2005 e 2006.Após uma fase de amadurecimento musical o grupo se dissolveu e cada um decidiu seguir seu próprio caminho. 

A partir disso Cilho se dedicou muito mais aos beats do que aos versos, lapidando o seu lado de produtor. Nesse ponto de sua carreira, Cilho aprendeu muito produzindo faixas para artistas como: Mentekpta, Cabes, Savave, Ant, Murf, Bigue, Guerra Santa, Atitude Interior, Alienação Afrofuturista, Rapzodo, Arcanjo entre outros. Também esteve trabalhando na produção de álbuns como “Esses Dias” (2008) do MC Magú, o EP do grupo de Paulista “O Komboio” (2009) e a Coletânea Track Cheio Independente (2009).


Durante esse período Cilho restringiu seu trabalho como mc apenas para algumas participações nos shows do Cabes, fato que mudou no dia 7 de junho de 2010 quando o blog do Coletivo MTV lança oficialmente o EP Ontem do mc/produtor Luis Cilho

Esse EP marca não só a volta de Cilho como mc, mas anuncia o primeiro dos próximos trabalhos solos que serão lançados pelos integrantes do antigo Agamenom.
Muita coisa boa promete vir por ai, álbum do Cadélis com produções do Dario, músicas novas da Karol Conká gravadas nos estúdios da UGB e o lançamento do próximo single do mc Bigue Lei da vida são algumas das previsões. Mas isso é assunto para outras entrevistas hoje o foco é “Cilho:Ontem hoje, amanhã”

Cilho "Ontem" Prod: Dario


Beco41 - Porque o nome ontem?
Cilho - Na verdade o Ontem é só o primeiro álbum de uma série de três que eu pretendo lançar esse ano. Nele todas as músicas são antigas, são coisas que eu vivi, aprendi e melhorei. Ele relembra um dos períodos mais conturbados de que já passei, varias cobranças (responsabilidades) que a vida lhe obriga a assumir começaram a aparecer.
Nessa época eu trabalhava longe da onde eu morava, as contas não paravam de chegar e o trânsito, o barulho e os transtornos da cidade grande estavam me deixando neurótico. Escrever foi uma válvula de escape para isso tudo, muitas vezes descontava a raiva e a frustração em cima do papel.

Beco41 - Quando pensamos no nome do seu EP, é quase que inevitável lembrarmos-nos da época do Agamenom. Em sua opinião onde você acha que o Agamenom se encaixa nisso tudo?
Cilho - Primeiro de tudo Agamenom foi minha escola nele eu aprendi muita coisa, mas o mais legal era a sintonia que havia entre nós quatro. Éramos quatro estilos diferentes, cada um escrevia sua letra separado de vez em quando inventávamos alguns refrões juntos, mas o mais incrível nisso tudo é que o som sempre saia em harmonia com o conjunto.

Beco41 - Em relação aquele Cilho do Agamenom e o Cilho de hoje o que muda nesse trabalho?
Cilho - Tecnicamente muita coisa. Agora eu sei impostar a voz melhor na hora de gravar, a dicção e o tom que uso também melhorou bastante. Eu sempre tive mais facilidade para fazer mais beat do que rima desde a época do Agamenom porém tecnicamente minhas produções melhoraram muito. Agora para escrever é onde vi mais dificuldade.
Fazer um álbum solo da  muito mais trabalho no processo de elaboração. Embora você tenha mais liberdade na hora de criar e compor, você acaba tendo que trabalhar dobrado para poder dar conta do recado.

Beco41 - Como foi o processo de produção do álbum?
Cilho - O Menor fez a arte e o André Lelo (Pássaro) fez as fotos para o encarte. As músicas foram gravadas nos estúdios da Track Cheio e as letras eu escrevi em cima dos beats mesmo, só a "Vida Adulta" que eu tinha escrito em outro beat e adaptei-a para o EP.
"Ontem" foi a música mais recente que gravei desse EP. Inicialmente ela ia para a mixtape do Dario, mas ai eu conversei com ele e a coloquei no meu EP. Detalhe que a música já se chamava Ontem e o EP também, casou perfeito.
"Realidade" é a que eu mais me identifico, escrevi ela numa época que eu morava no Guadalupe, um cenário bem gueto central. “A rotina é hipnótica o trânsito é caótico” quando o Laudz me mandou o beat a letra saiu na hora.
A "Fuga" ia para uma coletânea do Laudz  há um tempo atrás, antes de ele se tornar o monstro que é hoje nos beats.
A "Deixa ela te levar” é única que eu escrevi num  beat meu. É uma batida em ritmo de samba, achei que aquilo parecia muito com o som que o Savave fazia das antigas. Então chamei o Pródigo para participar dela, ai um dia nesse churrascos da vida encontrei com a Amanda e cantei o som para ela. Ela como tem samba no pé, se identificou na hora e rapidinho pegou o tom para cantar a música.


Cilho "Realidade" Prod: Laudz


Beco41 - E agora quais são os seus planos hoje?
Cilho - Agora pretendo me focar na divulgação do EP Ontem e começar os preparativos para a gravação e lançamento do meu próximo álbum, o Hoje.

Beco41 - Como vai ser a produção desse próximo álbum?
Cilho - As letras já estão todas escritas, agora estamos estudando o processo de gravação das músicas. Eu pretendo lançar esse ano, já na seqüência do “Ontem” só que ao invés de ser virtual eu pretendo lançar o álbum prensado.

Beco41 - Qual a diferença dos álbuns Ontem e Hoje?
Cilho - O Ontem como eu disse são musicas antigas de outra época de minha vida. As letras são mais “cabeçudas” há um sentimento mais de revolta e raiva. O Hoje são umas letras de mais simples assimilação mais leves. São musicas que escrevi em outro estado de espírito, sem tanta “raiva” digamos assim. Serão músicas contemporâneas que condizem mais com o presente de realizações que vivo hoje.

Beco41 - E pro futuro quais são os planos para amanhã?
Cilho - Pretendo manter o foco nesses dois trabalhos por enquanto. O Amanhã será um projeto mais experimental, um laboratório sonoro. Nele vou fazer vários testes de estilos musicais com lgumas letras que ja tenho escrito.Vou jogar uns efeitos na voz, ou mexer nos timbres não sei ao certo, mas uma coisa eu digo, será uma tentativa de estar criando algo totalmente inovador relacionado a minha trajetória musical.

É isso galera. Quem quiser saber mais sobre o EP Ontem do Cilho só baixar gratuitamente


 

2 comentários

  1. Anônimo says:

    Vida Adulta beat foda letra foda, foda é que é meu amigo e sou suspeito de elogiar mas sei que quem ouvir vai concordar! Abrax Beco41 longa vida (adulta) ao MC Cilho!!! Huahuahauhauh

  2. da hora o trampo
    jah baixei logo que saiu
    o cilho e um monstro man no que faz
    uma voz marcante, um estilo proprio que faz dele
    uma cena unica
    abrasss...

Leave a Reply

Curitiba 2012 BECO41 Cultura de rua Brasil