Sabotage - O Rap é compromisso


Hoje 24 de janeiro de 2012 completa 9 anos da morte de Mauro Mateus dos Santos, vulgo Sabotage.
O Beco41 não poderia deixar esse dia passar em branco. Então vamos fazer um breve resumo de sua carreira, que até hoje ganha cada vez mais adeptos.
Com um disco finalizado em estúdio no ano de 2000 Sabotage não só começava sua carreira, mas também deixava um legado para o rap nacional que  influência gerações até os dia de hoje.
A frase "Rap é compromisso" faixa título do CD é o manifesto de muita pessoas que fazem do rap a sua vida. Outras faixas como "Respeito é pra quem tem" e "Um bom lugar" hoje são praticamente um hino para quem curte rap nacional.
Com uma carreira promissora Sabotage largou o crime teve uma ascenção metórica, marcando uma fase importante para o hiphop nacional.
Impulsionado pela família RZO, o maestro do Canão gravou músicas com diversos artistas entre eles: Black Alien, BNegão,  SNJ, Rappin' Hood;  Sepultura; KL Jay, Jacksom, Trilha Sonora do Gueto, Z'África Brasi e Charlie Brown Jr. 



Com uma rima bem peculiar o maestro do Canão, não só tocou nos guetos, mas foi ouvido nas telas de cinema. Atuou no longa metragem Carandiru e invadiu literalmente o filme O Invasor do diretor Beto Brant. No filme gravado em 2001 o rapper Sabotage que interpreta a si mesmo, sendo amigo de Anísio (Paulo Miklos), é assassinado após conseguir, à força, financiamento de Ivan e Gilberto para a gravação de um disco. Parece que o filme já premeditava o que aconteceria com a vida do rapper



Além de contracenar no filme junto com a banda Instituto o rapper Sabotage compôs parte da trilha sonora do longa metragem, entre elas a musica título do filme "Invasor", "Aracnídeo" e o sucesso "Munrá". Misturando estilos, denunciando verdades escondidas e mostrando um rap que rompeu a estética "espreme que sai sangue", Sabotage ganhou notoriedade no cenário musical, atingiu outros públicos e foi convidado a dar entrevistas e se apresentar em diversos programas de televisão e rádio.
O sucesso foi tanto que em  2002 Sabotage recebeu dois prêmios do Prêmio Hutúz, o de Revelação e o de Personalidade do ano.



Com um futuro promissor veio a tragédia repentina. Na manhã do dia 24 de janeiro de 2003, no bairro do Brooklin, Zona Sul de São Paulo, Sabotage, levava sua mulher, Maria Dalva da Rocha Viana, ao ponto de ônibus.
Na despedida, Sabotage disse à esposa que iria para o Fórum Social Mundial de 2003, em Porto Alegre. Após entrar no carro, segundo testemunhas, ele foi abordado por um traficante que disparou quatro vezes, atingindo duas vezes sua coluna vertebral e mais dois tiros que atingiram sua mandíbula e sua cabeça.
O rapper foi encontrado ao lado de seu carro, às 5h50 da manhã. Além das balas disparadas, foi encontrado, ao seu lado, uma máscara preta. Ele chegou a ser reanimado por meia hora no Hospital São Paulo, mas devido ao estado considerado gravíssimo, não resistiu.
O julgamento do assassino de Sabotage estava previsto para iniciar em 28 de abril de 2010, aproximadamente 7 anos e 3 meses após o acontecimento. No entanto, ele acabou sendo adiado para 12 de julho pela ausência de uma testemunha imprescindível pela acusação, segundo a juíza Fabíola Oliveira Silva.
O processo foi reiniciado na data prevista, então contando com todos os integrantes necessários.O julgamento durou dois dias, com Sirlei Menezes da Silva defendendo as acusações negando a morte de Sabotage, alegando torturas e colocando a culpa no Primeiro Comando da Capital, o PCC. A defesa questionou as provas e a conduta da polícia, obtendo como réplica a acusação de que Sirlei fez uma festa para comemorar o assassinato do "inimigo". Aproximadamente às 17h30 de 13 de julho, o júri se reuniu para decidir se condenava ou absolvia o réu. Às 18h00 o resultado se tornou público: Sirlei Menezes da Silva foi condenado a 14 anos de prisão.


Mesmo após sua morte varias musicas do maestro do Canão saíram do forno, uma delas foi a "Sai da frente", que ganhou até um videoclipe de animação. Muitos dizem que ainda deverá sair um albúm póstumo do rapper, mas por enquanto a única coisa confirmada é um documentário com entrevista do Sabotage e outros grandes nomes que fizeram parte da carreira musical do rapper.



Agora que você conhece um pouco da caminhada dele procura na rede os sons dele para baixar e passe adiante o legado. O Rap é compromisso!


0 comentários

Leave a Reply

Curitiba 2012 BECO41 Cultura de rua Brasil