Bolacha "Precisamos dar mais valor a vida"

Hoje o BECO41 conversa com um dos nomes mais forte na cena do graffiti curitibano, o escritor Bolacha. Na nossa conversa ele nos contou como começou a pintar, suas preferência de estilo e a diferença de um trampo por lazer e um trabalho comercial. Com você Bolacha, "O grafiteiro que é sua cara" .
1 - Salve Bolacha. Como foi que você começou a pintar? 
Salve! Em 97 comecei a fazer algumas tags pela cidade apenas por  diversão. Em 98 tive o primeiro contato com o graffiti, em um encontro de hip hop próximo onde eu morava, havia muita gente e alguns artistas colorindo toda a praça. Foi um impacto pra mim, fiquei maluco em ver os desenhos feitos com spray, depois disso comecei a juntar material e fazer alguns trabalhos de madrugada, com pincel, resto de tinta que conseguia e nunca mais parei.

2 - Como você concilia a sua vida profissional e o graffiti por lazer? 
Hoje é bem complicado, separo bem cada estilo, trabalho com aerografia, faço pinturas com compressor em qualquer material. Já o Graffiti é meu Hobby, procuro um local maneiro para me dedicar a produção, normalmente gosto de fazer o Graffiti com um tema, cenário, já que meu trabalho preciso fazer os desenhos que me passam, o Graffiti me deixa livre, faço o que eu gosto.



3 - Explica para gente que história é essa de ratochorroabelha? 
Muita loucura, efeito das tintas acabaram transtornando minha mente. Foi uma brincadeira, no começo, gostava de inventar personagens com o pintor Case para pintar nos painéis,e uma mistura de alguns animais com insetos, uma mutação de criação, criamos o ratochorroabelha, magatomute, gatoelho e assim vai.

4 - O que você gosta mais de pintar, letras ou personagens? 
Hoje estou mais nos personagens, quero praticar rostos, mas curto muito letras, vai mesmo do ânimo e do muro. Mas tenho um pouco de dificuldade para letras, parece que já existe tudo, todos os estilos, aí prefiro diferenciar pintando mais personagens.


5 - Se você pudesse pintar qualquer lugar no mundo qual seria e que cores você usaria?
Poxa! Na verdade não tenho tanto sonho, acho que qualquer lugar estaria ótimo, curto muito os prédios da Alemanha , seria maneiro conseguir pintar uma lateral de algum prédio. As cores são sempre complicadas, penso em alguma cor na hora sempre muda tudo, deixa que na hora flua .
 
6 - Para você o que é mais fascinante o traço ou a combinação das cores? 
Presto mais atenção no conjunto, nas combinação de cores, acho que isso que dá o impacto no trampo, conseguir mesclar as cores certas, você já observa que o artista tem uma noção maneira para pintar, depois analiso os traços, capricho, detalhes...


7 - Qual graffiti você se lembra que deu mais trabalho? 
Lembro que pintei dentro a FGV , imitei uma janela no prédio, tinha aproximadamente 15 metros de altura, tiramos 2 ou 1 pra ver quem ia pintar mais alto (risos), o desenho era simples mas a altura e desconforto no andaime foi complicado. Mas o que deu mais trabalho foi o Graffiti "A História", bem grande, muito desenho, mas para mim foi um prazer se dedicar naquela pintura, a tempo queria fazer, mas não achava um muro certo, reduzi alguns quadros mas deu certo.
Mural "A história" 7 dias pintando, mais de 1500R$ em tinta
8 - Tem um graffiti seu com o tema 'causa e efeito' porque você escolheu esse tema? 
Ando bem revoltado com tudo, com as pessoas, cada dia que passa uma decepção, vejo crimes, assaltos, mortes, estupros, e nada de justiça, sempre saem impune, se têm dinheiro então nem a julgamento vaão pelos crimes cometidos. Vendo essa vergonha que nosso País está, políticos corruptos... tudo está a venda todos se vendem, tudo tem seu valor! Penso no que resta, a beleza que ainda tem na natureza, os animais, a água, que não sabemos ate quando vamos ter, vi uma reportagem sobre o desmatamento, tráfico de animais fiquei muito chocado, na hora pensei na Causa e no Efeito que isso está nos causando, sem nem imaginar o quanto isso está nos afetando, direta ou indiretamente, sentimos isso a cada dia. 
O muro foi perfeito para a ideia, muita gente nao entende, porque não vê os dois lados, tive até problema com o desenho, porque no prédio moram muitos chineses e japoneses, para eles o esqueleto, e a tartaruga dá azar, falaram para eu apagar ou eles iam chamar a polícia, eu falei "fiquem a vontade só deixa eu tirar a foto antes". Achei isso uma vergonha, cade minha liberdade de expressão, colocar fotos de mulher pelada em outdoor pode , agora pintar uma realidade não?  O bom que não apagaram, está lá ainda, gosto muito daquele trabalho espelho.


9 - Valeu Bolacha! Deixa um recado pra quem vai ler nosso bate papo.
 
Na moral! Vamos prestar mais atenção nas nossas atitudes, rever alguns conceitos, precisamos dar mais valor a vida, dar valor as amizades a familia, em quem esta do nosso lado, porque isso nao tem volta. Respeito e Humildade sempre, assim conseguiremos fazer a diferença e consquistaremos  nosso espaço .

0 comentários

Leave a Reply

Curitiba 2012 BECO41 Cultura de rua Brasil