Michael Devis "Menos criticos de arte e mais artistas"

Devis pintando no Japão
Hoje o BECO41 conversa com um dos maiores agitadores culturais do cenário do graffiti em Curitiba. O escritor de graffiti e empresário Michael Devis. Em nossa conversa ele nos contou de como começou a pintar, suas influências, sua viajem para o Japão, a importância do Prêmio Paraná HipHop e o que levou ele a montar a loja da Capsula.


1 - Dae Devis. Para começar a conversa quando e como foi que você começou a pintar?
Salve BECO41. Cara comecei no final de 1998, rabiscava umas carteiras na escola um dia assisti um video na escola na aula de artes, o filme BASQUIAT na qual retrata a vida de um escritor de graffiti, então comecei a rabiscar umas paredes com uma galera da vila onde eu morava que no caso era OS SINISTROS, na época já existia OS CARETAS e OS FIGURAS que no caso nos colavamos junto, em meados de 1999 comecei a pintar com minha crew recém fundada que era eu, Digo, Pet e Dead ainda só curtição e bombs pela city ( na época assinava outro apelido que até é engraçado INTIMO hahaha ) Bom e por ai vai tive várias influências e diversas vertentes. Mais meu primeiro contato foi em 1997 na exposição AMERICAN GRAFFITI em Curitiba, na real eu nem sabia o que era e que depois faria parte disso,  pois minha mãe que me levou nesta exposição e na real na época nem curti muito hahha ( eu era muito muleke ).


2 - Como você ve a atual cena do graffiti brasileiro?
Cara a cena tem dois lado, por um esta maneiro muitas coisas novas chegando ( material, acessórios etc. ) e isso vem transformando muito a qualidade dos trampos na qual todos crescem. Porém por outro lado rola muito patifaria na cena, muita falação e pouca coisa na rua, com as coisas a facil acesso tem uma geração que mais fala do que faz se preocupa mais com o que o cara do lado faz do que o role dele ou seja muito criticos de arte ou modinha mesmo hahah. Mas acredito que isso seja passageiro porque esses mesmos que estão nessa vibe daqui uns meses ou anos estarão em outra, axé, vaneirão ou sei lá e quem realmente faz continuara com perrengue ou não rsrs.


3 - Para você qual a importância do graffiti estar se apropriando de espaços privados como galeria e museus?
Mais que merecido, pois a revolução da arte hoje somos nós, o graffiti trouxe novos conceitos e estilos, trouxe uma geração que quer impor o que pensa. Ainda existe resistência desses espaços mais as coisas andam com quem faz certo .

4 - O que você mais gosta de pintar?
Cara eu to numa vibe muito minha, morei um tempo fora do Brasil e conheci novas coisas que influenciaram muito meu estilo. Hoje costumo muito usar a sofisticação e sensualidade ( masculina e feminina ) que no japão se chama LOLITAS ( jovens que se vestem que nem bonecas e com cilios enormes ), mas eu pinto um pouco de tudo  letra, personagem o que vem na vibe do dia e dos amigos.

 
5 - Para você quais são as maiores dificuldades que o graffiti encontra atualmente?
Sociedade, ao mesmo tempo que a sociedade acha bonito e interessante querem limitar o que você tem que fazer ou seja rotular para se enquadrar em uma sociedade ou em umsetor academico ( para poderem explicar isso é graffiti ), acho isso ridiculo porque graffiti é  liberdade de expressão seja ela em qualquer lugar, outra parada foda é material, preços, até os materiais nacionais custam caro mais não vejo isso como culpa dos fabricantes e sim do governo que cobra taxas altas em cima dos produtos aqui industrializados.

6 - Como você ve o mercado do graffiti comparado com 10 anos atrás
Esse é um ponto polêmico porque existe essa barreira de alguns em questão de mercado de graffiti, porém acredito assim indiferente de onde, quando e com quem que você faça graffiti portanto que você faça o que você quer ( liberdade de expressão ) seja ela remunerada  ou não continua sendo graffiti então assim o mercado cresceu todos usufluem disso porem existe maneiras de traduzir isto corretamente, pois o mercado esta absorvendo da maneira que ele quer vender e isso fere a liberdade de expressão do artista de rua e do movimento. Acho bom ter o mercado pois isso traz crescimento financeiro e credibilidade ao artista porém quando ele faz com seu estilo e seu conceito.

 7 - Você morou por algum tempo no Japão. O que você aprontou por la?
Caraca que saudades hahaha, cara trabalhei em duas agencias de designer lá com oque aparecia pela frente, fiz vários trampos comerciais com a técnica do  graffiti e ilustrações, trabalhei em fabrica também para levantar um né, mas as boas lembranças são as festas e os rolês com os japas loucos hahaha pois lá a maioria dos rolês são em locais afastados então com isso era uma viagem para pintar. O que mais me marcou lá foi ter pintado na neve com a AIB sensação e momento inesquecivel.
Devis e Aib no rolê


8 - Para você qual a importância do PrêmioParanáHipHop?
RSRS, sou suspeito para falar pois faço parte da produção do evento, mais acredito que quando um movimento se une e mostra sua força tudo se desenvolve, varias portas se abrem e todos crescem como pessoa e como artistas, o prêmio é uma parada simbólica pois o que realmente vale é você ver os 4 pilares do movimento ali junto e unido sem atritos ou inveja do trabalho alheiro.

9 - Porque você resolveu montar a Capsula?
Cara na real sempre tive vontade de trabalhar com algo que pude-se de alguma forma fortalecer o acesso a material em Curitiba, sempre viajei para vários lugares do Brasil e sempre percebi essa falta de produtos e material na qual muitos não conseguiam desenvolver algo mais detalhado ou produtivo,  porém nunca tive $$$ para isso no ultimo ano apostei todas as fichas nesse projeto com minha sócia Bianca ( aib ) e estamos ai batalhando em prol de todos. Hoje várias lojas do Brasil todo, se espelham em nós ou buscam material conosco, acredito por ter essa linguagem casual e simples de estar ali com a barriga no balcão e sem frescura, de estar no role com um cara que pinta a 10 anos ou a um mês.

10 - Valeu a conversa Devis. Deixa um recado pra quem vai ler o bate papo.
Porra valew você sonner e toda a produção do beco 41, parabéns pelo site e o que você proporciona para as pessoas do movimento hip hop. Bom cara gostaria de agradecer primeiramente a Deus por tudo que me iluminou neste ano, Bianca por estar sempre na vibe comigo, minha crew ACTION COLORS, meu imão que descanse em paz, minha familia guerreira,  meus amigos, a galera que pinta, bboys, beat makers, mcs e toda a galera que esta ai batalhando por Curitiba .

Gostaria de deixar uma mensagem : VIVA O GRAFFITI PORRAAA menos criticos de arte e mais artistas .

0 comentários

Leave a Reply

Curitiba 2012 BECO41 Cultura de rua Brasil