Bate papo com Magú


Hoje nosso batepapo é com outro mc pioneiro na cidade. Com um single recém lançado na internet, MC Magú, com certeza é um dos nomes mais marcantes de nossa cidade. Em nosso bate papo ele  conversou sobre inicio da carreira, planos futuros e um pouco sobre sua homenagem a DJ Primo.

Dedo médio (2003)


Salve Magú.  Cara pra quem não te conhece explique um pouco como você
começou a fazer rap?

Em 1995 recebi uma camiseta da Spin de presente na época era Spin Hip-Hop makers o nome da marca e sei la porque cargas d'água aquilo me chamou muito atenção. Havia um bum do Gabriel o Pensador nas rádios e eu ja ouvia o programa dance-ca-dance na rádio 96, que hoje é a 91 fm. Nesses programas tocavam alguns sons do Thaide  e Dj hum, Câmbio Negro, Racionais,  mas o insight mesmo, veio quando por acaso um dia de chuva me possibilitou captar no meu aparelho de som, um programa de uma radio de São Paulo que tocou o Superstar de Athalyba Man e a firma, aliás o meu sonho no rap é poder cantar junto com o próprio Athalyba essa música dele. Pois foi aí que tomei coragem e segui até a loja da Spin que ficava atrás da catedral ali na praça tiradentes pra conhecer melhor esse tal de Hip-Hop. Participei de grupos de Rap criei coletivos descobri o freestyle e junto com o Maicon (landayzu), Nairobi e Mascote fomos os primeiros mc's de improviso da cidade e os primeiros a batalharem em palcos também. Junto com meu irmão DJ Jeff Bass cantei em eventos de maior visibilidade, além de varias jams com bandas de todos os gêneros desde pop rock passando pelo funk/soul, samba-rock, jazz até o próprio samba original junto com Léo Fé, Ricardo Salmazo entre tantos outros amigos de Magú.

De la pra ca o que mais mudou no Magú?

No início não sabia porque cantava só sabia que queria melhor qualidade nas músicas. Hoje sei que canto pra inspirar um minimo de mim nas pessoas. Inspirar algo que gosto que é a serenidade do trabalhador a paz do justo e a liberdade que todos nós devemos ter. Iniciei meu trabalho com o disco produzido pelo Dj sonik e o Nairobi MC chamado PósModerno Menestrel, gravei em varias mixtapes e depois lancei o Esses dias, participei da Coletânea trackcheio independente. Fiz parcerias de sons com italianos e austriacos viajei dentro do Brasil cantei em cidades que nunca havia ido por último sei que
amadurecimento artístico é necessário. Precisava saber o que queria do Rap isso é uma vantagem norteia o caminho do Rapper e faz evoluir o MC.

Força Da mente (2009)


Você que ja deu aula de MC como vc ve a importância de aprender a raiz  da cultura logo na infância?

Vejo na verdade que TODOS que possuem informação devem passa-la adiante, tive a oportunidade de conhecer um sujeito o Octavio Cariello um brasileiro desenhista e histórias em quadrinhos, do homem-aranha entre varios outros heróis, ele me deu uma lição fortissima uma dia que sempre passo adiante. Ao doar uma moeda a alguém você fica uma moeda mais pobre e o sujeito fica uma moeda mais rico, você sente um alivio temporário por evitar a culpa de nao ter doado e ele tem um alivio temporário de utilizar a moeda para algo. Mas quando você doa conhecimento jamais doará apenas, a pessoa que recebe, troca e vai somar algo ao seu conhecimento nem que seja um ponto de vista e com isso ambos saem ganhando. Hip-Hop nos faz conhecer pessoas, espandir cultura aumentar a nossa sensibilidade e empatia por estarmos celebrando de forma inocente, a base deve ser
trabalhada para incluirmos conhecimento nas nossas vidas. Respeito a nova escola respeito a velha escola amor a verdadeira escola é isso que eu penso.

Você fez uma musica em homenagem a DJ Primo. Fale um pouco sobre esse sentimento

Cheguei na loja da Spin pela primeira vez e lá estava um rapazinho de tranças com vizera que brincava nos toca-discos que ficavam sobre o balcão esse cara era o DJ Primo. Ele me ensinou muita naquela tarde e eu comprei umas roupas e fui pra casa com o Hip-Hop na cabeça queria dançar, cantar, pintar, discotecar e tudo o mais me tornei B.boy e MC pra resumir, mas usava a desculpa de comprar algo na loja para colar lá e conversar com o Primo um cara mais novo que eu, mas com muito conteúdo, parceiro mesmo.Quando comecei  a adquirir destaque na cena com o freestyle ia disputar a final de uma batalha de mc com o Nairobi outro grande amigo meu e na hora fizemos uma parada não tão legal, caímos fora do evento sem batalhar fomos gravar um som na casa do Dj Ploc. O primo não gostou mesmo do que fizemos e ele sempre teve aquela de sentir responsavel chegou em nós e deu um esporro depois eu encontrei ele e perguntei se ainda estava bravo ele disse que não ficava bravo e que isso deixava as pessoas com mais raiva ainda e rimos. Fui morar no boa vista e tive mais contato com ele jogamos videogames acompanhei os treinos de basquete no Eni Caldera ele tocou não uma ou duas vezes comigo ou meu grupo de Rap mas muitas e a ultima coisa que me lembro foi combinarmos de produzir uns sons nos beats dele infelizmente demoramos demais para fazer. A música onde for serei melhor jamais será lançada em discos ou utilizada para promoção de qualquer maneira e eu pedi a Ju irmã do primo para fazer o som com beat e scratch's do DJ Sonik que foi aluno do Primo. Quem quiser conhecer ouvirá nos shows, pois ela não tem cunho de autopromoção ou interesse de ganhar algo só assim consigo fazer uma homenagem sincera na minha opinião. 
Seu próximo cd intulado Homem livre. O que você pode adiantar dele.

Antes do projeto "Homem Livre" está programada uma mixtape que está na gaveta a 
algum tempo, após essa mix sair o projeto homem-livre se inicia com uma homepage single imagens e muita interação. Assim que algumas metas baterem iniciaremos a divulgação do disco que contém muitas surpresas. O que posso adiantar é que não se trata de nada comum e que o beatmakers envolvidos os produtores e as participações são a prata da casa do Rap de CWB. Cabe aqui ressaltar a amizade e a parceria com o Beco41 e tantos blogs e sites que nos apoiam. Quero mandar um abraço também para minha equipe Neto Vettorello, Igor Wiemers, Baqueta, Lucas correria, Diego Dantas, Magregor e todos os coletivos b.boys e bgirls que frequentam o Itália, kamaraum, 57team, os amigos do rap cristão etc. São tantos amigos que fica dificil citar.

Faça DOWNLOAD do ultimo som do mc Magú (Pro Gueto levantar)






0 comentários

Leave a Reply

Curitiba 2012 BECO41 Cultura de rua Brasil