Dragoes de Komodo + Oficina da Rima


Boca do Lixo produções apresenta a todos o coletivo de rap paulistano Dragões de Komodo. Formado em 2009 reúne mc's de diferentes locais e diferentes grupos da cidade de São Paulo. São esses mc`s Indião e Phantom da dupla Andrômeda, mc Yob e Rodrigo Nonato do grupo Oficina da rima, Rãs Dartanhan da banda de reggae Da mata, Zinho, além do DJ F-Zero do selo Material corrosivo.
O nome é uma homenagem ao animal que vive na Ilha de Komodo, na Indonésia e não foi escolhido aleatoriamente. A semelhança deste animal com o rap começa na toxina mortal que o mesmo possui na boca e que serve de arma para atacar ou se defender dos inimigos, comparável ao poder das rimas deferidas no microfone que intoxica os ouvidos com versos amargos porem positivos que sempre visam à busca da verdade que recriando posturas desenha um novo conceito no mercado musical com uma diversidade incomparável nos vocais e também nas batidas, complementado por scratchs agressivos e sujos.
O dragão de komodo é o ultimo dos predadores ficando acima até mesmo dos leões, isso representa uma virada no jogo do mundo, já que somos de uma classe que geralmente é vista como excluída, tornando se frágil, vista como caça, mas essa visão não é aceita por esse coletivo de mcs,pelo contrario, quem era caça hoje se tornou o caçador, quem era oprimido hoje oprime os inimigos através da lírica sendo assim temido por todos.A couraça do lagarto é tão resistente a ponto de não ser perfurada por balas de revolver o que representa a resistência e a força de nosso povo, que permanece fiel as suas ideologias mesmo diante das adversas situações.
Por ser um animal que sobrevive desde a era Jurássica os Dragões de Komodo são também uma menção ao resgate do RAP OLD SCHOOL que se caracterizou pelas batidas pesadas e uma atitude potente que se alimentava de ideologia vinda das ruas que misturada à vontade de rimar de um jeito impar mostra particularidade e faz a diferença dentro da indústria hip hop até os tempos modernos, fazendo assim uma transição entre os velhos tempos e a era atual.
Participação no cd – DJ Ajamu ( Sintonia) DJ Pow ( Império Z/O)

 

Conversamos com um dos integrantes do grupo o MC Yob, confira abaixo nosso bate papo.


Salve Yob satisfação conversar com você. Como está sendo participar desse novo trabalho.
R: A satisfação é toda minha em fazer parte desse universo chamado hip hop.Para mim esta sendo algo novo na minha carreira musical,por que nunca dividi meus momentos com varios mc's ao mesmo tempo,ou seja,esse coletivo "Dragões De Komodo" veio pra me tirar da zona de conforto e pensar em algo que seja compartilhado com pessoas que vivem  e transpiram a música.

Quando você começou a escrever para esse novo trabalho você ja tinha uma idéia fixa sobre os temas, ou foi deixando o trampo fluir?
R: Na verdade tudo aconteceu de uma forma dinâmica e exporadica,uma pessoa teve a idéia a outra colocou em pratica e as demais concretizaram o trabalho,ou seja, tudo foi bem pensado e escolhido a dedo,temas,levadas,instrumentais e etc.

Tem alguma musica desse novo projeto que você daria um destaque?
R: Pra mim fica difícil responder essa pergunta por que todas as faixas do cd  teve o seu momento de atenção,dedicação,preocupação,por que não era uma voz  em cada faixa e sim varias vozes em cada faixa, é claro que no disco cada mc teve a liberdade de mostrar a sua individualidade com uma música individual.O meu destaque vai para todas as faixas do cd sem demagogia.

Em relação a produção. Tem alguém aqui de Curitiba que você ja trabalhou ou gostaria de trabalhar.
R: É, tive o privilégio de fazer um show em curitiba e conhecer algumas pessoas que são pequenas no tamanho,más trabalham como gente grande, não vou dar nome aos bois por que tem muitos caras bons em curitiba, viajam para os Estados Unidos para aprender um pouco mais sobre o que esta fazendo,ou seja,o que fazem é de verdade.

Tirando esse novo trabalho que você ta fazendo parte. Tem mais algum plano para 2011?
R: Sim. Estou trabalhando arduamente para finalizar o EP do Oficina Da Rima ,trabalhar num projeto social aqui em a São Paulo chamado "Oficina Movimento Cultural",e lançar o meu single intitulado "A luz no fim do túnel".

E o Oficina da Rima, como anda os trabalhos? Tem alguma novidade vindo por ai?
R: O EP do Oficina Da Rima "O que o mercado rejeita a rua contrata" já ta no forno.Esse EP vem com participações de Criolo Doido,Terra Preta,Rael Da Rima,Indião(Boca Do Lixo Produções),Djs Said,wagnão e kiko(Pentagono).

Deixa um salve pra galera que vai ler o nosso batepapo aqui no portal.
R: Pra rapaziada que vai ler o nosso bate papo fica uma mensagem "Nem todos que tentaram conseguiram,más todos que conseguiram tentaram".

Confira abaixo a nova single do Oficina da Rima "Tensão"
 

Em 12 de junho de 2003, surge no bairro, Parque Residencial Cocaia, Zona Sul de São Paulo, o grupo Oficina Da Rima, nome derivado da junção entre dois mc's, Yob e Rodrigo Nonato.
O grupo nasceu devido a expressão verbal "freestyle", estar em auta no centro de São Paulo. Na necessidade de propagar esse novo estilo de rimar, devido a procura de novos rumos para o movimento hip hop, o antagonismo entre dois mc's, proporcionou a difusão do grupo Oficina Da Rima.
Devido a divulgação das músicas pela internet o grupo ficou conhecido no Brasil, Japão e Colombia.

Em 2007, o grupo lançou uma mix tape "NOSOTROSOMOSUNO" ,com 16 faixas.Em 2009 lançou em sua myspace 7 faixas do seu cd "PRÉVIA".Em 2009 participaram do cd de "BRUCE SLIM BEATS" A arte de samplear.Em 2010 participaram do cd "DJ SAID NO BEAT".
Oficina Da Rima já dividiu palco com Criolo Doido, Pentagono, Andromeda, Xemalami, Clube Do Berro e Terra Preta. Atualmente o grupo está trabalhando para lançar o coletivo "DRAGÕES DE KOMODO". E logo em seguida lançar o seu "EP", intitulado "O QUE O MERCADO REJEITA A RUA CONTRATA", com participações de Criolo Doido, Rael Da Rima e Terra Preta.

1 comentários

  1. Anônimo says:

    é nois sonner!

Leave a Reply

Curitiba 2012 BECO41 Cultura de rua Brasil