Desde 1987 o dia 31 de maio é marcado como o dia mundial sem tabaco. Neste ano o grande foco é a mulher, com o slogan "Mulher, Você Merece Algo Melhor que o Cigarro", a Secretaria Estadual de Saúde recebeu do Instituto Nacional do Câncer (Inca) 9 mil cartazes e 40 mil folders da campanha para serem distribuídos nos municípios.
De acordo com dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, com base em pesquisas do Ministério da Saúde e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 38,6% dos estudantes de 13 a 15 anos que afirmaram já ter experimentado tabaco, 39% eram meninas. Segundo os números, 11% declararam fazer uso contínuo do produto. Mas, de acordo com o Programa Municipal de Combate ao Tabagismo, o número de fumantes entre as adolescentes do sexo feminino é menor do que em 2003, quando foi feita a pesquisa anterior nas escolas sobre o assunto. À época, a taxa de experimentação era de 43,3%, e a de uso contínuo, de 17%.
Em Curitiba começou hoje às 6h30 uma blitz educativa em quatro terminais de ônibus: Fazendinha, CIC, Cabral e Boqueirão. A Lei Antifumo, que proíbe o consumo de tabaco em ambientes fechados no Paraná completou seis meses no último sábado (29).
A Secretaria Estadual de Saúde ainda não tem um levantamento da quantidade das pessoas que deixaram de fumar ou reduziram o consumo diário por causa da nova lei, mas diz que a procura por tratamento nas unidades de saúde de rede pública teve um aumento de 50%.
A lei que causou um pouco de polêmica no começo teve uma boa aceitação por parte dos curitibanos. Claro nem tudo foram mil maravilhas principalmente para os DJs que tocam em casas noturnas. “De repente você vê a pista vazia e acha que ta mandando mal, quando na verdade as pessoas apenas saíram para fumar” diz o selectta KBC.
Acostumado a fazer a pista pegar fogo quando faz sua seleção de ragga o selectta teve q se acostumar com a Lei AntiFumo nas festas. “Foi difícil no começo se acostumar com isso. Porque você tem um set, uma linha a seguir e de repente bem na hora que você vai colocar as músicas mais animadas o pessoal sai para fumar. Isso quebra as pernas de muito DJ na noite” explica KBC.
Por outro lado para o público que não consome tabaco, a lei foi muito positiva, como o caso da organizadora de eventos Priscila Gomes. “Pra mim é muito bom, além de não ser obrigada a respirar a fumaça do tabaco quando chego em casa nem meu cabelo e nem minha roupa estão fedendo tanto tabaco”.
Opiniões divididas em torno do assunto a lei gera muitas discussões entre as pessoas especialmente quando se fala em direitos de cada um. Para a estudante de psicologia Nadia Silvera, é importante que a população se conscientize dos malefícios do cigarro. “Todo mundo tem o direito de fazer o que quiser com sua vida, mas prejudicar os outros é falta de respeito até consigo mesmo. Eu sou fumante acho justa a lei, só acho q falta um pouco de preparação nas casas noturnas para se adequarem a essa lei”.
Se quiser saber mais sobre a Lei Antifumo no Paraná acesse os sites do governo
Se quiser saber mais sobre a Lei Antifumo no Paraná acesse os sites do governo
Quem escreveu esse texto?