Cadê o protesto parou?

O hip hop cresceu muito no Brasil nos últimos anos, a cidade Holograma não diferente, acompanhou e ajudou a contribuir com esta elevação.

Até aí nada de fato inusitado para os adeptos, no Brasil inteiro, quando cita a cidade de Curitiba nas famosas rodas de conversa.

A cidade possui excelentes beatmakers que já estão elevando o nome da cidade para outros países. Os Cantores de rap famosos da cena mundial como: Valete, Little Brothers, Emilio Rojas já possuem beats dos curitibanos em seus álbuns.

Não são só os beat markers que estão alcançando um lugar ao sol, os MC já conseguem expandir suas músicas muito além da divulgação das redes sócias da internet. Porque divulgar o som é uma coisa, agora conseguir fazer shows em outras cidades para um público que goste de suas músicas é outra história, ainda mais conseguir vender CDs em outras cidades.

Não posso esquecer de citar os b.boys, talvez os que mais levam o nome da cidade para outros continentes. Em 2009, foi muito rentável para os dançarinos de rua, além de faturarem os melhores prêmios do Brasil, A capital foi representadas pelos dançarinos da Stil Contact Break na Suíça e na Colômbia, no Campeonato da LG em SP os curitibanos levaram além do troféu a oportunidade de ir viajar com tudo pago para a Bogotá, ficando em terceiro lugar na competição.

A agora saindo um pouco da música e dança não posso esquecer de citar o Graffiti, a arte que sofreu muita repressão pela da cidade, com movimentos anti graffiti, os quais apagavam os grafittis dos artistas sem nenhuma preocupação com a arte dos escritores. Antes este segmento você só podia encontrar nas ruas, dividindo espaços com a cidade. Hoje dividi espaço em Museus e galeria de Arte, artistas conseguem prestígios de diferentes admiradores das artes plásticas e curiosos, antes marginalizados, agora reconhecidos por diversos setores da sociedade. O escritor de graffiti e artista de artes Dose que o diga, com seu dom de desenhar, criar e inovar abocanhou um concurso de artes no famoso clube Graciosa Country Club e conseguiu uma passagem para conhecer Londres. Porém a viagem para Londres não foi uma maravilha, não conseguindo provar vínculo empregatício, o artista foi deportado e demorou dois dias para retornar ao Brasil.Ninguém do concurso se pronunciou sobre o caso.

E aí que começa o sentindo do texto, o hip hop cresceu, se desenvolveu e amadureceu, conseguiu espaço que tanto lutou, um pouco de reconhecimento. Me responda uma pergunta o que ganhamos com tudo isso??

Antes alguns adeptos ficavam batendo nas teclas, protesto, protesto, contra o sistema, contra o sistema, racismo, racismo, machismo, machismo.Chegava a ser chato o discurso dos militantes da época, porque as frases eram as mesmas.

Mas após todo o boom que aconteceu com a cultura hip hop, hoje em Curitiba não vemos mais os militantes, parece que estão em extinção ou foram extintos.

Minha segunda pergunta, sem resposta. O Brasil está tão bem assim que não enxergamos mais o que está errado? Tudo está uma maravilha, não precisamos nos preocupar com as questões simples de grande utilidade para nosso dia-a-dia. A saúde está muito boa, excelentes postos de saúde, atendimento de primeiro mundo. A educação a cada dia está boa, pois vemos todos dias a inauguração de boas salas de aulas, professores motivados, pelo grande salário que recebe. Alunos que vão para escola, não pensam na refeição e sim na aprendizagem.

Só para relembrar que em 2014 o maior evento de futebol será no Brasil, e as Olimpíadas no Rio de Janeiro em 2016. Até duvido que as questões básicas da população irão melhorar. Agora tenho certeza que alguns políticos irão ficar cada vez mais ricos com estes dois eventos acontecendo aqui no Brasil.

Enquanto alguns do rap ficam apenas querendo fazer o seu som, que não diz nada com nada. Não vejo os mcs ganhando dinheiro, vendendo cds pacas, fazendo shows por todo o Brasil, conseguindo construir um mercado para própria cultura. Que muitos insistem em falar que amam, até hoje não avançamos em questões importante para a caminhada da cultura hip hop. Chegou á hora de acorda pra vida e pro hip hop, já estamos em 2010, ano de eleições, se não acorda os políticos corruptos estarão lá. E mudança para a população ficará cada vez distante. Só pensar que entra ano e sai ano as mesmas famílias estão conseguindo de volta ficar mamando na teta e ficam cada vez mais ricos e o povão cada vez mais pobre.
Os adeptos de Curitiba parecem que dormiu junto nestes últimos anos. Enquanto muitos estão preocupados em se divertir, aqui acontece às mesmas cenas políticas na cidade, Caixa 2 do Beto Richa, Fantasmas faturando uma bola na Assembléia. Skin Heads atacando na cidade. E o pessoal do hip hop não fala mais nada, não cobra, não se revolta , não que seja a obrigação do hip hop cobrar, aparecer e reivindicar, mais se não o hip hop quem irá cobrar? A Imprensa manipuladora, o movimento de oposição? É melhor acordar para a mudança aparecer.

1 comentários

  1. Algoz says:

    Salve, Salve, satisfação total em ler um texto onde encontro uma grande porcentagem de semelhança com meus ideais e também pensamentos. Por este motivo gostaria muito de saber quem escreveu este texto e se possivel trocar um proceder!
    Algoz segue agradecido, abraço!

Leave a Reply

Curitiba 2012 BECO41 Cultura de rua Brasil