Bate papo com Algoz

Foto por José Ricardo
Diretamente do Bairro Alto, zona norte de Curitiba, o MC E beatmaker Algoz conversou com a equipe do Beco 41. O integrante do selo Snarekick contou um pouco sobre seu trabalho e suas opiniões e intenções perante o rap local.

    Neguin Até O fim by Algoz 

BECO41 - Salve Algoz, tudo certo? Há quanto tempo você já está na cena?

Algoz: Salve rapaziada, na paz sempre irmãos. Então, não me vejo como se estivesse na cena e tal, mas ano passado eu recebi o convite do meu irmão MeioKilo pra fazer parte da SnareKick e fechar alguns trampos com eles, e eu aceitei com toda satisfação!

- E para 2011, tem algum projeto em andamento já?

Algoz: Além da participação na coletânea Drink Master Vol. 01 do CaféBeats, estou com o projeto de uma single intitulada “Emancipação”, que falta apenas a finalização da mixagem e masterização para ser lançada. Estou também colocando no papel outro projeto que já comecei a produção dos beats e de algumas letras, mas não irei revelar muito sobre ele porque tenho que definir alguns conceitos ainda. O que vou adiantar é que seguirá a linha de raciocínio da futura single, Emancipação!

- Você além de rimar também produz seus próprios beats. Isso foi uma escolha pessoal ou uma necessidade?

Algoz: Comecei a produção de beats por volta de 2007, 2008 por necessidade mesmo. Eu ficava louco para rimar e tinha que pegar beat de Rap gringo, já que não tinha um tostão furado pra comprar um beat sequer. Sem falar que você passa a ser criticado quando rima em bases gringas de sons conhecidos pelo pessoal. Foi aí que decidi meter a cara no Fruity Loops, e estou na ativa até hoje!


- No geral em suas letras qual mensagem você tenta transmitir para o público que as ouve?

Algoz: Quem me conhece, ou já ouviu algum som meu, tá ligado que a minha cara é elevar a negritude, a auto-valorização dos negros pela cultura negra e conscientizar a molecadinha a não cair tão fácil nas inúmeras fitas erradas que rolam em Curitiba e no Brasil, até porque tenho muitos parceiros que estão se perdendo, ou até mesmo aceitando calado tudo que o “Estado” faz, como marionetes. Não convém ficar calado vendo tudo isso!

- Qual a música que você fez que você mais gosta?

Algoz: Cara eu tenho muita letra escrita, mas até o momento o som mais foda, em minha opinião é “Emancipação”, e to na expectativa pra ver a resposta do pessoal!

- Ultimamente Curitiba tem ganhado grande destaque em outras cidades. Você isso como algo positivo ou algo nocivo para o rep curitibano?

Algoz: Pô, com toda certeza é positivo né irmão, mas se você for analisar os maiores destaques estão indo para os beats que são produzidos pela rapaziada daqui, não tanto para o MC, o Break, o Grafite e Dj’s. Não estou querendo tirar o mérito de quem produz, nunca. Mas não só em Curitiba, no Brasil inteiro, os quatro elementos do Hip-Hop foram separados e ele ficou desmembrado, infelizmente. Porém, espero que a rapaziada do movimento consiga enxergar está situação e muda-la!

- No futuro próximo, você pretende dar mais ênfase ao seu lado mc, produtor ou um pouco de cada?

Algoz: Na real, eu quero manter esse ritmo de letras e beats de ultimamente, mas quero deixar minhas letras mais concretas e aperfeiçoar meus beats!

- Entre as diversas “caras” de Curitiba, tem algum que você se identifica?

Algoz: Não posso deixar de falar do “O Primeiro Contato” do Comunidade Racional, as quatro musicas lançadas nesse trabalho me inspiraram até osso, na época que foi lançado e até hoje. Têm também os irmãos da SnareKick né mano, num é por nada não mais o som dos pia são foda pra caralho mano. Meiote, VeSeVersa, H’nju, 2Reais só rima forte!

- Quais são suas maiores influências para fazer rep?

Algoz: Aí fica zica a conversa hein! Minha principal influência pra fazer essa parada é minha família, eu faço meus versos pensando nos meus priminhos né mano, se eu não for o exemplo dos neguinhos eu vou deixa que outro seja? Nunca. Tenho outras influências também, como: Zumbi dos Palmares, Malcolm X, Martin Luther King, 2Pac, Edi Rock, Sabota (Esteja em paz nego), Criolo Doido, Shawlin, Bob Marley, meu irmão de sangue Rodrigo Real que nunca me deixou cair ou corromper meus ideais, Mv Bill, Sistema Negro, GOG, Rakim e por ai vai irmão!

- Deixe um salve pra galera que for ler no Beco 41:

Algoz: Primeiramente obrigado Beco41 pelo espaço, valeu irmãos. Então, quero deixar meu salve a Zona Leste, Oeste, Sul e ao Bairro Alto - Zona Norte, agradecer aos irmãos que sempre tão apoiando: Rodrigo Real, Dinho, Tal, Emerson, Vitinho, Renan, Vinicius, Família Arruda em peso, AsoMan, Indio, Magú (Salve nego), Julian Quatro & Vinte. A parte: MeioKilo, Dow, Ban, Dem, Gralak, Gui, Dáblio, Café, Ralé, SNAREKICK É A GENTE NESSA PORRA IRMÃOS!

19 comentários

  1. meiokilo says:

    Esse têm qualidade, e talento! Sou grato pela consideração e respeito, eternamente!!! Aqui é a gente!

  2. Unknown says:

    satisfação estar ao seu lado na caminhada irmão!
    SNK!


    café

  3. Julian4evinte says:

    menino zica!!!!

  4. Klebinho says:

    Vishi é nois tamandaré na cena!!!

  5. Gralak says:

    Saaalve Algoz.. A GENTE! SNK FAMILIA!

  6. Caralhoo neguin zica heinn
    é nois irmao bairro alto sempre

  7. ENIGMATIKO says:

    Salve irmão Algoz, ficou foda a entrevista mano.

    Parabens pra vc e toda a sua rapa que tão no memo corre.

    Parabens at tamen BECO41 pelo maravilhoso espaço.

    Força irmão, aguardamos anciosamente pelo single, que deve ta ficando FODA.

    Maximo Respeito
    Enigmatiko

    Industria de Talentos Anonimos

  8. levs says:

    ai loko deus abençoe a sua caminhada
    e nois B.ALTO

  9. Thais says:

    Siga seu caminho com maior sucesso!!

    Que DEUS te ilumine cada dia mais primo...

    Parabens!

  10. Cabes says:

    esse rapaz vai longe!!! sucesso rapá!

  11. Lyn'C says:

    Da hora mesmo, Algoz. Sempre com idéia forte, sem rodeios!
    No aguardo de Emancipação...

  12. Anônimo says:

    1000GRAUS de propagação. Deu pra sentir sua alma. ALgoz. Props desde Angola

  13. W . $2,00 says:

    Caralho em Algoz, representou forte.
    Tudo no seu nome pia.
    Snare é a gente!

  14. Anônimo says:

    Parabéns Ronaldo mó respeito piá. Abraço!

  15. Unknown says:
    Este comentário foi removido pelo autor.
  16. Unknown says:

    salve salve neguim , se é zica memo ....
    omó rgulho ermão
    é nóis nessa porra carai ...
    abrss Ronaldo

  17. JéH says:

    Esse é meu nego,
    isso é só o começo do sucesso
    ainda é pouco, mais tenho certeza de que
    ha muito mais pela frente,
    porque você é guerreiro pra car###o e merece tudo de bom que esta
    acontecendo na sua vida!
    Aqui um SALVE e um BEIJÃO da sua nega JéH SEMPRE.

  18. Anônimo says:

    - a pia sem palavras a você ..
    sempre acreditei em ti .. parabéns ..

    Bairro Alto!! é nois ..

Leave a Reply

Curitiba 2012 BECO41 Cultura de rua Brasil